Na maior parte das regiões de Pernambuco as filarmônicas são consideradas verdadeiras instituições musicais das cidades. Formadas geralmente por alunos de escolas de música, estas bandas cumprem o papel de manter viva uma tradição secular. Para comemorar a importância desses grupos e divulgar o trabalhos dos maestros e jovens que compõem as bandas, a programação do Festival Pernambuco Nação Cultural da Mata Sul promoveu na noite dessa quinta (20) o Encontro de Bandas Filarmônicas. Realizado na cidade de Gameleira, o evento contou com a participação da Banda de Música Poeta Manuel Bemtevi e da Banda Musical Ipiranga, que se apresentaram na Praça da Igreja Matriz da cidade.
Natural da cidade de Joaquim Nabuco, a Banda de Música Poeta Manuel Bemtevi abriu a noite com um repertório formado por clássicos de gêneros diversos, como frevo, MPB e ritmos latinos. Sob a batuta do Maestro Riva, os 40 integrantes do grupo apresentaram números que emocionaram o público presente, formado em grande parte por famílias da cidade. "É uma satisfação ver o talento desses meninos tocando tantas coisas belas. Hoje fiz questão de deixar a novela de lado e trazer meus filhos para assistir essa apresentação", confessou a dona de casa, Maria dos Santos.
A Banda de Música Poeta Manuel Bemtevi, que se tornou um Ponto de Cultura há pouco mais de um ano, tem entre seus integrantes jovens como Camila Santana, 13 anos. A garota participa da banda desde os oito e considera fundamental a educação musical recebida ao longo desse período. "Fazer parte da banda ajudou a ter mais responsabilidade, fazendo uma coisa que gosto. Tenho amor pela música, por vários estilos como o clássico e os ritmos nordestinos. Infelizmente não são todos que valorizam nosso trabalho, mas o importante é que existem eventos como este para ajudar na divulgação da nossa música", comentou.
"Este festival, além de servir para a divulgação do nosso trabalho, é muito importante também porque promove o intercâmbio dos nossos músicos com os integrantes de bandas de outras cidades", destacou o Maestro Riva, responsável pela banda há cinco anos.
A segunda atração do encontro venho do município de Xexéu. Regida pelo maestro Laudemir de Souza, Banda Musical Ipiranga trouxe 50 integrantes para a apresentação em Gameleira. Criada em 1956, o grupo executou clássicos de Luiz Gonazaga e frevos tradicionais, como o hino do Clube Vassourinhas. "Trabalhamos com um processo rotativo de formação de músicos. Nosso maior objetivo é oferecer aos jovens uma alternativa de ocupação saudável, que desperte o amor dessa garotada pela música", disse o maestro.
fonte : http://www.fundarpe.pe.gov.br/encontro-de-bandas-filarmonicas-reuniu-publico-de-todas-as-idades-em-gameleira
Nenhum comentário:
Postar um comentário