Filarmônica N.Srª da Conceição - A mais antiga Instituição Musical do Brasil
Histórico da Filarmônica N.Srª da Conceição
(A mais Antiga Instituição Musical do Brasil Fundada no Séc. XVIII)
“A Filarmônica NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, desdobramento da agremiação musical instituída no meado do século XVIII, orquestra sacra, instrumental e coral, em a Igreja Matriz da Freguesia e Vila de Santo Antônio e Almas de Itabaiana da Capitania de Sergipe Del Rei, pelo Vigário licenciado Francisco da Silva Lôbo(1745-68), destinada principalmente aos atos religiosos, sendo que dela, para sua maior glória, fez parte, como cantor e flautista, o então professor de latinidade Tobias Barreto de Meneses(1857-59); orquestra transformada, em fevereiro de 1879, pelo professor executante e componista Ten. Samuel Pereira de Almeida, dotada com a respectiva pancadaria, em "PHILARMÔNICA EUPHROSINA" e da qual fizeram parte o notável brasileiro Gen. José Calasans e o grande político sergipano Cel. José Sebrão de Carvalho como instrumentista; Banda musical que, a 31 de Outubro de 1897, pelo maestro e compositor Francisco Alves de Carvalho Júnior, foi mudada a onomástica para "PHILARMÔNICA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO", conjunto musical mais antigo do Brasil, fundado a mais de dois séculos, funcionando sem descontinuidade em sua vida jurídica e social, contribuindo, destarte, para a educação artística musical da mocidade terrantês de várias gerações, das quais foi expoente máximo o compositor José Ademar de Carvalho, o ‘Cisne de Itabaiana’ ”.
"Sebrão Sobrinho"
“É este o real histórico da bi-secular que emerge agora das limitações provincianas para galgar o seu espaço de destaque. É o reflexo do espírito dinâmico da sua atual diretoria e músicos, mostrando que Itabaiana não é forte apenas política e economicamente , mas um celeiro de grandes músicos da inspiração de Jorge Americano Rêgo, ex-regente da banda do 28º BC e pai do notável Luiz Americano; de José Ademar de Carvalho; de José Olyntho de Oliveira ( Zezé da Requinta ), ex-músico do 28º BC; de Antônio Joaquim da Silva; de João de Matos; de Antônio Melo e de tantos outros que contribuíram para aviventar a consciência cívica deste Estado e também para despertar nesta atual geração esse momento de civismo e sensibilidade para a juventude de Itabaiana, que tem a sua disposição uma Escola de Música que conta atualmente com 60 alunos, que recebem aulas teóricas e práticas. A Filarmônica tem na sua sede para visita e pesquisa dos estudantes o “Museu da Música de Itabaiana”, onde todos têm acesso a toda história musical do município refletida no Estado e no país. Conta atualmente com 45 músicos. Estes também compõe três quintetos: Metais, Madeiras e Sax. Funciona uma banda jovem com trinta componentes oriundos da formação da escola de música.
Com todo progresso musical da instituição, inicia-se o projeto de instalação da orquestra sinfônica de Itabaiana (2004) visando ampliar o aspecto cultural do município, honrando assim suas tradições de 260 anos de história.
“Este é o objetivo do trabalho desta instituição filantrópica para a sociedade, a qual dá oportunidades aos jovens de aprender tão nobre arte afim de que exerçam a cidadania.”
Valtenio Alves de Souza - Maestro
Histórico da Banda Juvenil da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição
Com a evolução dos alunos da iniciação musical da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, foi criada, em 2003, a Banda Juvenil, com o objetivo de oferecer prática instrumental aos alunos. Desde então, a Banda vem revelando novos talentos para compor a Filarmônica em todos os seus naipes. A Banda Juvenil faz apresentações diversas na cidade e no estado, mostrando o trabalho sério da mais antiga instituição musical do Brasil, que mantém 150 alunos distribuídos na Orquestra Sinfônica, na Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, na Banda Juvenil e nos quintetos ( metais, madeiras, percussão e saxofones).
A instituição proporciona aos jovens itabaianenses, de faixa etária entre 10 e 25 anos, uma cultura musical de mais de dois séculos, dando continuidade ao patrimônio musical e cultural de nossa cidade.
Coral Sinfônico "Maria da Conceição"
Criado em agosto de 2005, como parte integrante do projeto de ampliação das atividades da filarmônica nossa senhora da conceição, inciado em 2004, com a formação do núcleo de estudo de instrumentos de cordas e da orquestra sinfônica de Itabaiana.
O coral recebe o nome da professora Maria da conceição (Maria Pereira), uma homenagem prestada à ilustre Itabaianense que, por tantas gerações, soube, como poucos, conduzir os rumos da mais importante instituição de ensino do município, o colégio estadual Murilo Braga.
Iniciou seus primeiros ensaios sob a regência do professor Jorge passos, continuados com o maestro Ion Bressan, teve sua primeira apresentação no dia 18/12/2005, na igreja matriz de santo Antônio e almas de itabaiana, juntamente com a orquestra sinfônica de itabaiana. Atualmente é regido pelos maestros Daniel freire e Ezequiel oliveira.
Histórico da Orquestra Sinfônica de Itabaiana
Quando a música vivia seu período clássico, principalmente com Haydn, Mozart e Beethoven em Viena aqui na Igreja Matriz de Santo Antônio e Almas, o padre Francisco da Silva Lôbo iniciava sua orquestra sacra em 1745. Para orgulho de Itabaiana fizera parte como cantor e flautista o grande jurista Tobias Barreto de Menezes. A orquestra foi transformada em Filarmônica Euphrosina, por Samuel Pereira de Almeida em 1879 , e em Filarmônica N.S. da Conceição por Francisco Alves de Carvalho Júnior em 1897 até os dias atuais. Graças ao progresso musical da instituição veio a idéia da Orquestra Sinfônica de Itabaiana com o início das aulas de violino, viola, violoncelo e contrabaixo a partir de outubro de 2004 com o Maestro Gladson de Carvalho, em 2005 com o Maestro Ion Bressan e os professores Luiz Fernando Cadorin, Alba Christina Bomfim e Ana Ghita cedido pelo ilustre Secretário da Cultura do Estado de Sergipe o Itabaianense Dr. José Carlos Teixeira . Graças ao somatório de esforços: Diretoria, Músicos, Maestros e Prefeitura Municipal de Itabaiana é que estamos a presenciar este momento ímpar na vida cultural de Itabaiana, fruto de um trabalho de base de todos os alunos da Filarmônica, revelados com seu trabalho de iniciação para tornar uma realidade promissora, tirando crianças e adolescentes do ócio para uma vida digna, com perspectivas profissionais e destacando a força de Itabaiana no campo cultural.
FONTE: Site da Filarmônica Nossa Sra. da Conceição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário