A Banda da Guarda Municipal do Rio de Janeiro foi criada em novembro de 1993, com 19 músicos provenientes da antiga Banda Civil da Cidade do Rio de Janeiro. Hoje com 60 integrantes (entre eles nove mulheres), a Banda é a maior frente cultural da GM-Rio, estando sempre presente nos mais variados eventos na cidade e até em outros municípios. Com o objetivo de resgatar valores culturais brasileiros em shows gratuitos que visam devolver a musicalidade a praças, parques, coretos e outros pontos públicos do Rio, o comando da GM-Rio lançou, em setembro de 2000, o programa “Banda na Praça”.
Banda na Praça - Em nove anos de existência, o programa “Banda na Praça” contabiliza mais de 200 apresentações em dezenas de praças, atendendo a diversos bairros, como São Cristóvão, Tijuca, Vila Isabel, Praça Seca, Madureira, Méier, Vila Valqueire, Penha, Bangu, Irajá, Bangu, Campo Grande, Realengo, Ilha do Governador, Flamengo, Laranjeiras, Copacabana, Ipanema, Lagoa, Centro e Barra da Tijuca. O repertório vai de chorinho a forró, passando pelo tradicional samba carioca e pela MPB.
Apresentações - No currículo da Banda, há apresentações em desfiles militares, escolas, igrejas, hospitais, praças públicas, solenidades oficiais da Prefeitura do Rio, além de recepções a governantes estrangeiros e concertos, como os da Sala Cecília Meirelles, Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Theatro Municipal e Forte Copacabana. Tendo à frente o maestro Bruno Rodrigues, auxiliado pelos mestre Ricardo Agassis, a Banda da Guarda Municipal faz em média 15 apresentações por mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário