sábado, 22 de janeiro de 2011


quinta-feira, 20 de maio de 2010
Pequeno Histórico da Banda












Nascida no antigo arraial de São Caetano, que no ano de 1943 mudou de nome em Homenagem ao antigo sacerdote da Arquidiocese de Mariana, Monsenhor José Silvério Horta, a Sociedade Musical São Caetano de Monsenhor Horta foi reconhecida como a quarta Banda de Música mais antiga do Brasil e a terceira Banda de Minas Gerais, conforme o registro fornecido pela FUNARTE. A descoberta de partituras e registros da banda de música num sobrado onde no passado funcionou a casa paroquial e sede da banda revela que nos seus 173 anos de vida ininterrupta da corporação foram formadas várias gerações de músicos e compositores que deixaram seu talento registrado nas partituras que compõe seu acervo. Fundada em 07 de abril de 1836, a Sociedade Musical São Caetano possui atualmente 42 componentes, em sua maioria jovens com menos de 18 anos que durante os ensaios dedicam – se ao aprendizado e ao exercício da arte musical.
A Sociedade Musical São Caetano de Monsenhor Horta (S.M.S.C.) é mais antiga Banda de Música da Região dos Inconfidentes e da Cidade de Mariana, cidade esta, situada a 120km de Belo Horizonte, entre as montanhas ricas em minério de ferro, sendo a primeira Vila, Cidade e Capital do Estado de Minas Gerais, Primaz das Gerais.
Seu registro oficial porem só aconteceu em 30 de novembro de 1957, no Cartório do 1º Oficio de Notas.
Tão querida pelos habitantes da cidade a S.M.S.C. sempre esteve e continuará a estar presente nas principais comemorações e eventos do município, como: a festa de São Caetano, padroeiro da S.M.S.C. e do município, e assim por diante, nas demais cidade onde é convidada a abrilhantar apresentações artísticas, civis e militares.
Não se pode deixar de mencionar a sua participação em todas as procissões da semana santa, onde ela pouco aparece, mas sua participação é capaz de arrancar lágrimas dos fiéis.
Devido à falta de apoio e recursos a S.M.S.C. só conseguiu sua sede no final da década de 70 do século XX, porque antes os ensaios eram feitos num terreno cedido pela paróquia na praça principal do distrito de Monsenhor Horta.
Um grande trunfo da S.M.S.C. foi sempre contar com regentes capacitados, e dedicados ao crescimento da S.M.S.C., sempre filhos da terra, terra esta que é chamada por todos da Cidade de “Terra da Música”, de onde se surgiu grandes músicos e musicistas, de Banda de Policia Militar e do Exército.
No final do século XX e inicio do século XXI deu-se inicio a reformulação da instituição, deixando-se um pouco do tradicionalismo, mantendo porém as suas bases e agregando novo repertório, para assim agradar ao público de todas as idades, e é contagiante o entusiasmo de todos os amantes da musica instrumental.
O repertório vai desde os antigos dobrados e marchas até compositores clássicos (eruditos) como Mozart, Antônio Carlos Gomes, Bizet e principalmente Heitor Vila Lobos, o popular “Tuhu”, assim conhecido entre os amigos. Mas não pára por aí, porque está inserido no repertório também ritmos como samba, rock, bolero, etc.
A S.M.S.C. luta e lutará sempre pela sua manutenção e por isso precisa de apoio e confiança daqueles que prezam pela cultura do município.
Anualmente a S.M.S.C. realiza pela passagem do seu aniversário um concerto com repertório variado, de modo a agradar a todos os presentes que prestigiam suas apresentações, e um Encontro de Bandas tradicionais do Estado. Esse presente que a “Grande Aniversariante” dá ao público ocorre no mês de Abril, sempre no sábado à noite e no domingo à tarde, anterior ou posterior imediato ao dia 07, dia do seu aniversário. Sempre com entrada franca, em espaços da própria Comunidade nas pracinhas. Presenteando o público, recebe como presente calorosos aplausos e carinho dos espectadores. Essa interação entre a Banda e o público é o ponto mais comovente desses maravilhosos encontros.
A S.M.S.C. realiza em média todos os anos 80 apresentações, na cidade e região e estados da Federação, dentre essas o Estado de São Paulo convidada pelo Governo Federal para representar as Instituições Culturais no Grande Salão Roteiros do Brasil no ano de 2008.


fonte http://www.bandasaocaetanomh.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário