domingo, 20 de janeiro de 2013

Músicos reclamam das políticas para o Carnaval em Pernambuco


Nem tudo é festa no Carnaval. Mesmo no Brasil. No Recife, por exemplo, artistas não estão contentes com as políticas adotadas para a cultura. Vários músicos reclamam que a prefeitura da cidade e o governo do Estado de Pernambuco descumprem prazos de pagamento de cachê, entre outros problemas.

A compositora Alessandra Leão chegou a postar um texto na inetrnet para protestar contra a política pública para a cultura no Pernambuco: "Aviso quem possa interessar que decidimos não fazer shows, nem eu e nem Caçapa, no Carnaval de Pernambuco/Recife/Olinda 2013. Essa decisão tem um motivo simples: se as políticas de seleção, contratação e pagamento de shows não mudam para as Prefeitura do Recife e Olinda nem para o Governo do Estado, mudamos nós".

No ano passado, ela e seu parcerio musical, Rodrigo Caçapa, receberam em novembro um pagamento que deveria ter sido feito em julho. Mas não são só os atrasos que incomodam a dupla: "Consideramos que os constantes atrasos nos pagamentos são apenas um reflexo, a ponta do iceberg, dessa forma de se pensar, há tantos anos e mandatos (e partidos) diferentes, a gestão cultural", disse Alessandra, em sua página no Facebook.

O cantor China também escreveu uma espécie de carta aberta intitulada "Não vou tocar no carnaval de PE este ano". Nela, o músico diz que adora fazer shows no Recife mas que a "máquina burocrática" dos governos - Estado e Município - falta com seus compromissos: "Sempre fiz shows para eventos do governo e da prefeitura do Recife, e me sujei­tava a rece­ber os cachês com três meses de atraso como ficara acordado, pois queria mesmo tocar e mostrar minhas canções ao grande público, mas a situação se tornou insustentável pois, esses “três meses” foram virando seis, oito, e até onze meses sem receber o que eu tinha direito por meus serviços prestados".

A Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) responderam às críticas em nota, confira trecho:

A secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundarpe vem, através desta nota pública, informar que chega próximo de 100% os índices de pagamento de processos de cachês de artistas contratados para ações de cultura, seja Carnaval ou festivais do circuito Pernambuco Nação Cultural. Por exemplo, no Carnaval de 2012, foram pagos 99,28% dos contratados. No São João 2012, o percentual de processos pagos é 98,64%. No Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) 96,77% dos artistas contratados também receberam seus cachês. Os percentuais residuais se justificam, na maioria dos casos, por problemas relativos à pendências com a documentação entregue pelas produtoras que representam os artistas. Tão logo sejam resolvidas, os pagamentos são liberados. No momento da identificação de uma pendência, os profissionais da Fundarpe entram em contato com as produtoras e solicitam os documentos faltantes. É importante observar que existe um trâmite legal que precisa ser rigidamente cumprido para pagamento com dinheiro público. Todos os artistas que enfrentam atrasos no pagamento de seus cachês são informados dos motivos e orientados sobre como devem proceder. Em alguns casos, a Fundarpe constata que muitos artistas não tem conhecimento de problemas que estão sendo enfrentados pelas próprias produtoras que os representam.
Artistas relacionados: Alessandra LeãoChina

Nenhum comentário:

Postar um comentário