quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Bandas de Musica do Condado

Três bandas de música já existiram no Condado. em 1891 , surgia a primeira - Filarmonica Goianinhense . Era pomposa e requintada . De fardamento preto , quepe , botões e frisos dourados.
Durou pouco tempo (1895). Ainda fez tocatas em Lagoa Seca ( Upatininga ), ao lado de sua congenere daquela povoação. 
As bandas de Nossa Senhora do Ó ( Tupaoca ) e de Lagoa Seca , mais antigas , lhe fizeram grande concorrência em contratos e tocatas. Os seus instrumentos eram de segunda mão . Seu fundador chamava-se de Marinheiro ( português ). Depois em 1897 , seus caixotes com instrumentos foram abertos e então uma nova Banda se organizou , Filarmônica e Bela , impulsionado por um grupo de rapazes , à frente Manuel Figueira . Ainda fez uma tocata  na festa religiosa da capela de Caricé . Também vida efêmera.
Só a terceira a Filarmonica 28 de Junho , se perpetuou ate hoje. Data 28 de junho de 1905. Nasceu do Idealismo de um grupo de comerciantes da então vila > Armicio Barbosa de Mendonça fundou-a . Comprou instrumentos novos e lhe deu vida e na entregou com entusiasmo e dedicação do mestre José  Bernardino Timoteo , descendente de uma familia de musicos. Hoje a Filarmnica 28 de Junho é um orgulho do povo do Condado , Já esteve em Goiana e aqui realizou retreta na praça do Carmo. 
Jornal do Comercio, Junho de 1992

Nenhum comentário:

Postar um comentário