sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Corporação Musical Santa Cecília

Um breve histórico

A Corporação Musical Santa Cecília nasceu na década de 1720-1760 aproximadamente, com o nascimento do povoado de São Gonçalo Do Rio Abaixo.

Havia em São Gonçalo, na Baixada(Bairro típico da cidade), um grupo de músicos que se reuniam regularmente, para apresentações variadas à sociedade. Executavam suas atividades musicais nos ofícios religiosos, mas também proporcionavam momentos alegres à comunidade, em ocasiões de cunho social.

Em 1908 esses músicos juntamente com outros que a eles se reuniram, passaram a ser regidos pelo Sr. José Pio Rodrigues dos Santos, que na falta de um local para mais apropriado, cedeu um cômodo de sua casa para realização dos ensaios. Sua Residência passou a ser a “casa da banda”, local onde também eram guardadas as partituras que o grupo executava.

Alguns músicos daquela época podem ser relacionados, e entre eles menciona-se : Geraldo Monteiro, José Puri, José JerÔnimo Gonçalves, José Monteiro Filho, José Pio Rodrigues dos Santos, José Raimundo Monteiro, José Saturino José Torres Pessoa, Manoel Estevão e Marçal Rodrigues dos Santos.

Em 1929, por ocasião das comemorações da festa do divino, a banda de música fez sua última apresentação. José Pio regente da banda já d idade avançada, retira-se da mesma, passando a residir em Belo Horizonte. Os músicos ficam sem seu líder.

No mesmo ano chega a São Gonçalo o Padre João José Guimarães, para assumir a paróquia. O novo vigário, além de também músico, era um entusiasta da música. Reuniu os membros da Corporação Musical e os convenceu a recomeçarem, desta vez sob sua orientação. Daí para frente, uma história de realizações e muito empenho é escrita. Outros nomes se juntaram a eles, como Domingos Gonçalves da Silva, Martinho Gonçalves, Aristides Gonçalves, Bernardinho Gonçalves , Antônio Assunção Ribeiro, Delduque Claro Gonçalves, Orcalino Gonçalves dos Santos e José de Melquíades. Não se pode esquecer de Orozimbo Honorato Torres, José Honorato Fonseca, Luiz Cássio da Fonseca, Benjamin Julião Barcelos, José Maria dos Santos, Walter Magalhães, Raimundo Magalhães, Nelson Izidório Torres, Domingos Vicente Silvestre, José de Sena Borges, Agostinho Moreira Costa, João Batista da costa, Gabriel Antônio Torres e tantos outros mais, cujo talento e dedicação puderam vencer as barreiras do tempo. Hoje temos orgulho de nos apresentarmos como a Corporação Musical Santa Cecília de São Gonçalo do Rio Abaixo, e claro orgulho de ter tido nomes como esses citados à cima e também nomes que participam hoje como: Daniel Moreira Costa, que ajudou muito a Corporação nos anos de 2008/2009, José Do Carmo, Lúcio Francisco do Vale, que colaborou em grande proporção para o desenvolvimento de novos projetos e parceiros para a Corporação Musical Santa Cecília, e José Carlos dos Santos, atual presidente e maestro da Corporação.

Hoje somos no total 24 componentes, fora os novos integrantes, que vão se formar durante o ano. Participamos de eventos como: Encontros de bandas, festas religiosas, comemorações da cidade, e apresentações a parte. A maioria de nossos componentes são crianças e jovens, mas não podemos esquecer da maturidade e experiência dos mais velhos. Tocamos de tudo um pouco, vamos desde os mais belos, antigos e tradicionais Dobrados, como das mais belas musicas populares brasileiras e internacionais.

Fonte de pesquisa : http://www.bandasdeminas.com.br/corporacao-musical-santa-ecilia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário