sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Euterpe: Banda de Música mais antiga do Brasil luta para não morrer

A história de um amor antigo com a cidade. Assim pode ser descrita a relação entre a Corporação Musical Euterpe e Pindamonhangaba, desde sua fundação em 22 de agosto de 1825. Sua fundação deve-se ao maestro João Batista de Oliveira, "João Pimenta".
A nova geração de músicos da Euterpe, a banda de música mais antiga do Brasil.
Ao lado, maestro da Euterpe, Marcos Roberto e presidente Adilson Gonçalves, durante a entrega de certificados do Curso Básico de Teoria Musical



É reconhecida nacionalmente como a banda de música mais antiga do Brasil, com seus 183 anos de atividades ininterruptas. Já enfrentou períodos de iminente dispersão de seus músicos, mas historicamente, sempre aparecia um abnegado para reorganizar seus membros.

Foi assim que ela passou por vários momentos de reestruturação, com Joaquim Gomes de Araújo (avô do maestro João Gomes de Araújo) em 1848. Mais tarde, Américo José de Farias, e depois João Antonio Romão também tiveram presenças significativas na história da Euterpe (do grego, deusa da música).


Em 1948, Leão Borges (médico e capitão do Exército) reanimou os músicos ao doar novos uniformes e instrumentos. Em 1954, o major Mário Agnelo Lacerda (tenente na época) deu uma nova dinâmica à corporação.
Como surgiram as bandas de música

As origens dessa prática musical é atribuída à França, até que toda a Europa adotou uma banda. Foi com a chegada da Corte Portuguesa ao Rio de Janeiro em 1808 que o Brasil conheceu uma banda de música. Com D. João VI também veio uma banda de musica portuguesa que passou a realizar vários concertos na cidade.


Logo, o Rio de Janeiro também viu nascer novas bandas de musica, que tocavam dobrados, fandangos e animavam festas religiosas e quadrilhas. Eram formadas por barbeiros e escravos



Outras localidades brasileiras passaram a ter a sua banda e o fato também se deu em Pindamonhangaba com a fundação da Euterpe. De lá pra cá, com muitas dificuldades e enfrentando a falta de recursos, de visão, e principalmente, de interesse na preservação de tão valioso patrimônio cultural, os membros da tradicional corporação musical vêm lutando bravamente.


Quase 200 anos de uma banda sempre jovem

A Corporação Musical Euterpe está sempre de braços abertos para os novos membros, inclusive realiza periodicamente Curso Básico de Teoria Musical. Durante a comemoração dos seus 183 anos, há duas semanas na Praça Monsenhor Marcondes, foram entregues certificados de conclusão para Amilton Faustino Alves, José Silva da Costa e Celso Eduardo Manoel Ribeiro.

Mas a intenção de crescimento esbarra na falta de apoio e estrutura. "Nós bem que gostaríamos de absorver essa nova geração mas não temos espaço físico, nem instrumentos." Disse o presidente da corporação musical, Adilson Gonçalves.

"O Projeto Guri é uma grande iniciativa na formação de músicos, mas quando chegam aos 18 anos, os jovens não têm onde possam continuar praticando.", disse o maestro Marcos.


Para continuar sendo popular e atrair novos elementos, a banda conserva a sua jovialidade mesmo sendo quase bicentenária. O repertório é atualizado e adequado para seu tempo, segundo o maestro, que fala do segredo em se manter sempre atraente aos assistentes e aos novos integrantes. "Temos os tradicionais dobrados, o maxixe, samba.



Diferença entre banda musical e orquestra?

A Euterpe desafia aqueles que acreditavam que os sons estridentes das guitarras sepultariam o lirismo das retretas, pois os jovens continuam procurando a quase bicentenária corporação. Querem tocar na Euterpe.
A partir de 1989, passou a ser integrada também por mulheres, quando entraram duas novas componentes: Karina (clarinete) e Kátia (piston).

Para satisfazer a curiosidade geral, o maestro Marcos Roberto de Souza explica que a diferença de uma banda musical como a Euterpe para uma orquestra é a presença de instrumentos como violino, violão, violoncelo....
E quanto a se transformar em orquestra sinfônica? O presidente Adilson é quem responde: "Somos em 30 pessoas e representamos uma Banda Musical. Para que possamos entrar para a categoria de Orquestra Sinfônica, teríamos que adotar outros dois instrumentos: o Oboé e o Fagote." disse o maestro.

Ainda segundo os dirigentes, é uma luta renhida para que a velha banda possa continuar sobrevivendo. Há a necessidade de manutenção de instrumentos, de uniformes. "Sempre que alguém quer ingressar na banda nós já perguntamos: Tem instrumento? Tem um terno preto?"


Grandes momentos

Presente nos encontros e desencontros, nas noites com coreto, nas retretas de domingo, a banda foi escrevendo sua história e estórias. Honrosamente, foi convidada para uma apresentação ao Imperador do Brasil Dom Pedro II na cidade de Niterói, Rio de Janeiro.


Apresentou-se no Palácio do Governo em 1958, quando foi declarada de Utilidade Pública em 1958 pelos governador de São Paulo, Jânio da Silva Quadros. Na velha guarda, músicos como Claudiomiro, Vicente Oliveira e Zé Sambinha continuam firmes e fortes, com lugares garantidos nas apresentações.


O melhor momento da Euterpe, sem dúvida alguma, foi sua apresentação na Rádio Nacional do Rio de Janeiro no dia 07 de março de1964. Naquele tempo, o rádio era o veículo de informação que o país conhecia e o programa "Lyra de Xopotó" da Rádio Nacional era o mais famoso da época.
Consta que foi o último programa da série, pois que, na semana seguinte, o governo militar tomaria a emissora.

O lado glorioso contrasta com a falta de apoio. Os dirigentes ainda lembram decepcionados que no ano passado, a representante de Pindamonhangaba ficou entre as melhores bandas musicais quando participou de um concurso em Serra Negra, Após conseguir classificação para a grande final que seria na cidade de Yaras, os músicos não conseguiram transporte e assim, a Euterpe ficou fora da decisão.

A banda recebe da municipalidade atualmente uma verba de R$ 7.500, 00 que é dividida para 30 músicos. Sem sede própria, utiliza um espaço cedido pela Prefeitura até 2016.
Seu contrato com a Prefeitura prevê apresentações todas as 2º e 4º sábados de cada mês.
Fonte de Pesquisa : http://www.agoravale.com.br/agoravale/noticias.asp?id=6496&cod=000002

Nenhum comentário:

Postar um comentário