sábado, 26 de novembro de 2011

Historico da Banda Musical Revoltosa de Nazaré da Mata

Fundada em 14 de Janeiro de 1915, a Revoltosa (Sociedade Musical 5 de Novembro) assim chamada porque seus primeiros músicos, fundadores, foram dissidentes de outras duas bandas de música da cidade e pela rebeldia demonstrada foram tachados de Revoltosos do Inferno, daí seu nome mais conhecido como REVOLTOSA. A partir deste fato, ela entrava para o cenário musical de Nazaré da Mata-PE como a banda que quebrava paradigmas, que fazia diferente, que se libertava do conservador. Começou seus primeiros ensaios e se apresentou pela primeira vez em Lagoa Seca, município da Aliança, com instrumentos emprestados, em 5 de novembro de 1914. Ilustres personalidades na cidade fizeram parte da 1ª diretoria, Francisco Salustiano Correia e João Alves Cantalice (Mestre Joquinha), 1º presidente e maestro, respectivamente, foram extraordinários homens idealizadores desta respeitada instituição de Ensino Musical. Não demorou muito para a Revoltosa se tornar uma das bandas mais queridas da região se apresentando em muitos encontros regionais, exibindo-se em concursos de bandas e sendo premiada em muitos, compondo os eventos civis e religiosos, abrilhantando a tradicional festa de emancipação política da cidade e resgatando, há 96 (noventa e seis) anos, jovens em estado de vulnerabilidade social, e os transformando em cidadãos responsáveis pela sua história e sujeitos transformadores da realidade social de nossa comunidade.
Desta forma a Revoltosa vem conquistando novos admiradores, que acreditando na sua ação e vendo que o seu objetivo de Manter viva a tradição musical na região através dos ensinamentos da música e da formação de novos músicos, bandas e grupos musicais, fortalecem nossos projetos, como o Ministério da Cultura (MINC) que em 2007 com o Premio, MESTRE DUDA 100 ANOS DE FREVO, reconheceu as atividades da Revoltosa como uma ação exemplar, e em 2008 a organização internacional BRAZILFOUNDATION, com sede em Nova Iorque e escritório no Rio de Janeiro, reconheceu nossas atividades como uma ação criativa e inovadora. Ainda em 2008 através do Ministério da Cultura (MINC) e a FUNDARPE nos contemplou com o PONTO DE CULTURA REVOLTOSA. Em 2009, pelo brilhante trabalho realizado a BRAZILFOUNDATION premia a Revoltosa mais uma vez, com o Projeto Aplausos.
Vale salientar que a nova gestão da revoltosa tem desempenhado um papel preponderante na visibilidade que a mesma tem conquistado nos dias atuais, sobretudo na metodologia singular de transmissão do saber musical como complemento do saber científico aprendido nas escolas regulares.
Fonte: Orkut da Banda Musical Revoltosa ( Nazaré da Mata-PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário